Compostos Aromaticos
Também chamados de arenos, os Compostos Aromáticos são hidrocarbonetos que possuem um ou mais anéis benzênicos.
Os arenos possuem a polaridade baixa, fazendo que sejam insolúveis em água, mas são solúveis em solventes apolares, como o éter e tetracloreto de carbono, etc.
CAPITULO I- COMPOSTOS AROMÁTICOS
Em condições ambientes esses hidrocarbonetos podem se apresentar na fase líquida ou gasosa. Existem em grande quantidade na natureza e são essenciais na indústria de insecticidas, de corantes, como solventes e para fabricar explosivos.
É preciso tomar cuidado com essa classe de compostos, pois alguns hidrocarbonetos aromáticos oferecem riscos à saúde, e alguns até são considerados cancerígenos.
Na indústria, por exemplo, existe o tolueno (metilbenzeno) que é muito perigoso. Ele é utilizado na produção de colas, popularmente conhecidas como cola de sapateiro, que infelizmente não são usadas só na fabricação de sapatos, são usadas também como drogas. A inalação dessas colas pode provocar náuseas, visão distorcida, excitação e, em estágio avançado, podem levar o indivíduo à depressão, alterações da fala e da audição e ficar com a coordenação motora debilitada.
Compostos aromáticos, também conhecidos como Hidrocarbonetos Aromáticos, possuem a cadeia carbónica fechada. O benzeno (C6H6) corresponde à estrutura mais simples dessa classe de compostos:
Benzeno
A estrutura acima corresponde a um anel benzênico. Um composto só é classificado como aromático se em sua estrutura molecular conter um anel benzênico.
Repare na presença de vários anéis benzênico unidos entre si, este composto recebe o nome de Benzopireno e se faz presente nas carnes grelhadas. Uma alerta: esse composto é cancerígeno, para evitar que se acumule sobre o churrasco, evite queimar a carne além do ponto.
O que são compostos aromáticos e como identificá-los a partir de sua estrutura?
Compostos aromáticos são substâncias que contêm em