Compostos Aromáticos
Aluna: Maria Helena Candido Oliveira
Série: 3º B Turno: Noite
Professora: Priscila
Disciplina: Química
Recife,02 de abril de 2014
Compostos Aromáticos
Policíclicos
Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, também conhecidos como HAPs ou HPAs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos), são compostos químicos que constituem vários tipos de combustíveis, e são responsáveis por boa parte da poluição atmosférica que afeta tanto o meio ambiente. Existem várias formas de HAP, que diferem em sua estrutura química específica, mas todos contêm seis anéis de carbono, chamados de anéis aromáticos. Os anéis aromáticos são prejudiciais porque são difíceis de neutralizar e destruir, levando a um acúmulo de HPAs tóxicos no ambiente e nos tecidos do corpo humano.
Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos são prejudiciais e altamente tóxicos ao organismo. Sua toxicidade depende da presença de HAPs específicos, variando seu grau de toxicidade de toxicidade moderada a extremamente tóxico. Atualmente existem sete HPAs mais conhecidos por serem altamente cancerígenos; esses hidrocarbonetos policíclicos aromáticos específicos têm sido associados a uma variedade de cânceres, incluindo câncer de mama e de pulmão. Estudos apontam e comprovam que os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos presentes na fumaça do cigarro são um dos principais componentes cancerígenos contidos nos cigarros.
Tipos de hidrocarbonetosOs HPAs são compostos carcinogênicos, pois causam mutações no DNA, sendo um fator essencial no desenvolvimento do câncer. A estrutura química do hidrocarboneto policíclico aromático é similar à estrutura química de moléculas de DNA. Como resultado, a presença de hidrocarboneto aromático policíclico no interior das células interrompe o processo normal de replicação do DNA. Por interferir nesta replicação do DNA, o HAP pode aumentar o número de