Rastreabilidade Bovina
Rastreabilidade Bovina
Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina – FISMA
Aluno: Leonardo da Silva Monteiro
Professora: Karem Cristine Narimatsu
Introdução
De acordo com o Ministério da Pecuária e Agricultura (MAPA), rastreabilidade é o sistema que registra a “vida pregressa” dos produtos, além disso, o serviço traz a possibilidade de conhecer os possíveis perigos à saúde coletiva a que os produtos foram expostos durante o período de produção e distribuição. A origem dos insumos e matéria-prima também pode ser registrada através do sistema.
O Sisbov - Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos – desenvolvido pelo MAPA tem a função de controlar todo o processo de produção da carne no país. Outro serviço do MAPA, o SIF, identifica a procedência do frigorífico responsável pelos produtos que são embalados in natura e derivados de origem animal.
Dependendo dos resultados do processo da rastreabilidade é possível aplicar medidas preventivas e certificar que os produtos considerados ‘impróprios’ sejam retirados de circulação, garantindo que a saúde pública não sofra impactos negativos com o consumo inadequado. Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a indústria deve respeitar os princípios da rastreabilidade, pois o serviço dá notoriedade à origem dos produtos, para auxiliar tanto compradores quanto fornecedores a melhorar a relação cadeia produtiva/consumidor.
Comentários Sobre o Tema
Os animais devem ser identificados permanentemente, através da marcação no corpo, ou utilização de dispositivo que permitem o monitoramento e identificação individual que o acompanha por toda sua vida, pelo qual é possível identificar no banco de dados toda a movimentações ocorridas desde o nascimento até o abate.
Neste documento de identificação