Raizes da política brasileira e Educação de Jovens e Adultos: Suas implicações para a escola publica.
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos (EDU 530)
Professora: Regina Magna Bonifácio de Araújo
Atividade Avaliativa
A partir da leitura do texto “Raizes da política brasileira e Educação de Jovens e Adultos: Suas implicações para a escola publica”, de RODRIGUES, L.R. E SILVA, U.P., construa uma linha de tempo, em que sejam apresentados fatos históricos, datas e o principal acontecimento na Educação de Jovens e Adultos. Ao final, escreva sua percepção acerca destes acontecimentos que afetaram a EJA nos últimos anos. (Para a linha do tempo, use a criatividade!)
Relações de Dominação na Sociedade Brasileira e sua Presença na Educação de Jovens e Adultos: Contradições do Processo de Modernização.
Período Colonial (1500-1822) Modo de produção pré capitalista, regime escravista, vínculos e submissão ao capital mercantil internacional, escravos eram como “mercadoria produtora de mercadoria”;
Primeiras décadas do século XX Criação de escolas de primeiras letras voltadas para o mercado de trabalho manufatureiro (indústrias). Esse período se caracterizava pelo processo de industrialização e pelo crescimento urbano Os objetivos da instrução do ensino primário eram de “letrar” o grande número de analfabetos de jovens e adultos, exceto negros, mulheres e mestiços. O estado limita as classes subalternizadas um formato de ensino mais voltado para a mão de obra das indústrias.
1920 Migração da população do meio rural para o meio urbano e o capital que antes era voltado para o cultivo do café passa a ser investido nas indústrias a educação era voltada para a civilidade e visava dar unidade a nação com ideia de ética e moral. As elites tratavam o analfabetismo qual fosse uma doença a ser extirpada.
1930 A crise mundial nos países desenvolvidos, levou a crise nas exportações de produtos, dentre eles o café e fez com que muitos migrassem das zonas rurais para as urbanas procurando trabalhos em indústrias. O processo de modernização