Multiculturalismo
Lucinete Ornagui de Oliveira2 Francisca de Assis Silva3 RESUMO: No presente artigo, pretendemos fazer uma discussão acerca do multiculturalismo e suas implicações no contexto educacional, buscando mostrar que não são as leis que rompem o racismo, mas as práticas pedagógicas do professor como mediador do processo ensino afro-brasileiro como formador do futuro de nossos alunos e cidadãos negros. Busca analisar se a ação pedagógica do professor que leciona em uma sociedade racista, excludente e desigual possibilita o combate ao racismo e a construção de identidade. Palavras-chave: Educação. Multiculturalismo. Prática Pedagógica
MULTICULTURALISM: A CHALLENGE FOR THE EDUCATED
ABSTRACT: In this paper, we make a discussion of multiculturalism and their implications in the educational context, seeking to show that there are laws that disrupt racism, but the pedagogical practices of the teacher as facilitator of the teaching african-Brazilian as trainer of the future of our students and black citizens. It aims to analyze whether the pedagogical action of the teacher who teaches in a racist society, enables the exclusionary and unequal combat racism and identity construction.
Word – key: Education. Multiculturalism. Pedagogical Practice
1
Texto elaborado inicialmente como parte da “Monografia” submetida a aprovação da Coordenação de Pós-graduação, pesquisa e Extensão para obtenção de grau de Especialização em Relações Raciais em Educação em 2006.
Pedagoga, Especialista em Metodologia e Didática de Ensino Superior pela Universidade de Cuiabá e Especialista em Educação Racial em Educação pela UFMT. Docente da rede Estadual de Educação do Estado de Rondônia e do Centro de Universidade de Várzea Grande. Psicóloga, Especialista em Relações Raciais em educação. Docente e Coordenadora de Estágio do Centro Universitário de Várzea Grande.
3
2
2
Durante muito tempo acreditava-se que o Brasil, conhecido pela