Racionalidade nas organizaçoes
O que é uma organização Racional
Numa organização racional é aquela que escolhe os meios mais eficientes para alcançar os objetivos desejados.
Implica adequação dos meios utilizados aos objetivos e fins que se deseja alcançar. Que no contexto da teoria da burocracia , isto significa Eficiência
E quais os objetivos são esses?
São os objetivos da própria organização e que não leva em conta os objetivos individuais de cada participante.
Os objetivos da organização, ou seja, no contexto da teoria burocrática uma organização eficiente não leva em conta os objetivos individuais dos participantes.
E quais as conseqüências disso?
Numa organização racional e burocrática seus participantes tornam-se meras engrenagens de uma maquina deste modo eles passam a ignorar os significados e os propósitos de seu comportamento.
O participante apesar de fazer parte de uma organização racional ele não age racionalmente ele não tem autonomia para tomar determinadas decisões pois existe um modelo de regras e regulamentos já elaborados que o indivíduo segue (para dirigir todo comportamento dos participantes ) visando a eficiência que deve ser seguido.
E qual é o modelo de eficiência seguido pelas organizações racionais?
O MODELO BUROCRATICO!
Este modelo esta também é a concepção de racionalidade que fundamenta a administração cientifica de Taylor em sua busca ( The Best way) “ A melhor forma de fazer”.
Onde ele desenvolve procedimento para se fazer todos e cada uma das funções. Uma das melhores formas de se entender o comportamento das organizações é estudando o conceito de racionalidade. DEFINIÇÃO : Pois ela esta presente em todas as atividades administrativas de uma organização pois se aplica a muitas situações
Quando um problema envolve uma minimização de meios para alcançar um determinado fim ou seja a Utilizaçao de recursos mínimos.
E Quando os fins que se pretende alcançar é que determinam a forma pela qual um sistema