Química experimental
ENGENHARIA DE MECÂNICA
DIVANIL TRINDADE
ELIAS BROEDEL
CAMILA DE ANGELI
Prática N° 05 (11/09/2014):
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES E SEUS EFEITOS NA SOLUBILIDADE ENTRE AS SUBSTÂNCIAS
Disciplina: Química Experimental
Professor (a): Kirlene Salgado Fernandes Penna
VILA VELHA
SETEMBRO – 2014
DIVANIL TRINDADE
ELIAS BROEDEL
CAMILA DE ANGELI
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES E SEUS EFEITOS NA SOLUBILIDADE ENTRE AS SUBSTÂNCIAS
Relatório do curso de graduação de Engenharia mecânica apresentado a Universidade de Vila Velha – UVV, como parte das exigências da disciplina de química experimental sob orientação do Professor (a) Kirlene.
VILA VELHA
SETEMBRO – 2014
INTRODUÇÃO
Quando moléculas, átomos ou íons se aproximam, dois fenômenos podem ocorrer o primeiro é a reação, ligações são quebradas e novas serão formadas, e o segundo é a interação, as substâncias podem se atrair ou se repelir.
Nesse experimento, tentaremos observar as interações químicas entre diferentes substâncias observando se elas se dissolvem ou não, na maioria das vezes o que define isso são as interações intermoleculares. Basicamente, se as duas forem apolares ou se as duas forem polares, elas se atraem, sendo assim, fazem apenas uma faze, mas se uma for polar e a outra apolar, elas se repelem, fazendo assim duas faz (isso é obrigatório quando se misturam entre dois sólidos).
Na natureza, nós podemos algumas interações intermoleculares, as que são observadas no experimento são a ponte de hidrogênio (ou ligação de hidrogênio), dipolo-dipolo e dipolo-induzido (ou forças de Van der Waals) e íon dipolo. Pontes de Hidrogênio são formadas pela ligação entre o Hidrogênio e elementos muito eletronegativos (Flúor, Oxigênio e Nitrogênio) formando assim moléculas com pólos bem definidos. Assim a carga negativa de uma molécula atrai a carga negativa da outra fazendo assim a interação intermolecular mais