Química - Condutividade
Foi nos proposto em sala de aula um roteiro experimental que consistia na observação do aparato de medição de condutividade elétrica (imagem) montado pela professora para observamos os materiais que conduzem eletricidade e os que não conduzem, anotando os dados para compreendermos o experimento.
Os dados e observações feitas durante a aula serão aqui descritos, juntamente com as repostas de perguntas como: A água sempre conduz eletricidade? Será que o material dissolvido na água afeta sua condutividade? Os sólidos conduzem corrente elétrica? O experimento tem como objetivo analisar a condutividade elétrica de diferentes materiais em diferentes condições para que a partir disto possamos responder estas e outras questões sobre a condutividade elétrica.
Materiais Usados
- Aparato: Corrente Alternada (127 V) / Lâmpada / Fios Metálicos / Copo / Líquido.
Procedimento
A professora nos apresentou o aparato, e iniciou o teste testando a condutividade dos materiais/substâncias propostos, mergulhando os eletrodos no liquido ou encostando no material, sendo que os eletrodos ficavam distantes entre si e a cada novo teste eram limpados. A partir disto, podíamos observar se a lâmpada do teste ligava ou não e assim podíamos classificar o material de condutor ou isolante.
Conceitos
Antes dos dados da tabela, é importante sabermos os conceitos sobre o que é um condutor, e o que é um isolante.
Condutor: Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem facilmente a passagem de cargas elétricas. O que caracteriza um material como condutor é a camada de valência dos átomos que constituem o material. Em razão da grande distância entre essa última camada e o núcleo, os elétrons ficam fracamente ligados com o núcleo, podendo, dessa forma, abandonar o átomo em virtude das forças que ocorrem no interior dos átomos.
Esses elétrons que abandonam o átomo são chamados de “elétrons livres”. Os metais no geral são bons condutores de