Relatório Química - Condutividade
Campus de Campo Mourão
Química Pratica - QM3XA-IL2B/G005
Aula Prática 3: Ligações Químicas: Condutividade elétrica de compostos iônicos e moleculares
Alunos: Bruno da Silva Muller RA: Guilherme Denker Kamke 1602837 Paulo Henrique Araújo 1601890
Professor: Rafaelle Romero
Curso: Engenharia Eletrônica
Campo Mourão – 26 de setembro de 2014
Introdução
1) Ligações químicas:
Ligação química é o nome dado a união entre átomos para a formação de moléculas, podendo ser iônicas, covalentes ou metálicas. A ligação entre átomos formam uma grande quantidade de moléculas. Será estudado nesta prática as ligações iônicas e covalentes.
1.1) Ligação Iônica: Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa (íons positivos são denominados de cátions e os íons negativos de ânions). Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons. Os átomos que apresentam facilidade em perder elétrons, são em geral os metais das famílias IA, IIA e IIIA, e os que recebem elétrons são os ametais das famílias VA, VIA e VIIA.
1.2) Ligação Covalente e polaridade: Ligação covalente é o que ocorre quando dois átomos têm a mesma tendência de ganhar e perder elétrons. Sendo assim, a transferência desse elétron não ocorre. Eles fazem entre si um compartilhamento de elétrons entre os átomos. Se a ligação covalente for entre átomos de mesma eletronegatividade, a ligação será apolar, porque não ocorre formação de pólos. No entanto se a ligação covalente for entre átomos com eletronegatividades diferentes, a ligação será polar. Esta diferença induz o acúmulo de carga negativa ao redor do elemento mais eletronegativo, gerando assim, pólos na molécula.
Figura 1 - Escala de