Relatório da aula de química - Condutividade
Condutividade é a capacidade de um material ou solução para conduzir corrente elétrica. A condutividade de uma solução é proporcional à sua concentração de íons. Em algumas situações, no entanto, a condutividade pode não se correlacionar diretamente a concentração, portanto, a condutividade é uma medida da propriedade que possuem soluções aquosas de conduzir eletricidade. Esta propriedade depende da presença de íons, a sua concentração, mobilidade e valência, e da temperatura. As soluções na maioria dos compostos inorgânicos são bons condutores. Moléculas orgânicas não são dissociadas na água, isto é, transportam a corrente em uma escala muito pequena.
Podemos classificar as soluções pela sua capacidade de conduzir ou não eletricidade. Elas são divididas em soluções eletrolíticas e soluções não eletrolíticas, ou seja as que tem eletrólitos e as que não tem eletrólito.
OBJETIVO
Compreensão das condições necessárias para que haja condução de eletricidade utilizando conceitos químicos de substâncias iônicas e moleculares. Reconhecer alguns materiais que são condutores elétricos e entender porque alguns conduzem corrente elétricos e outros não. SUBSTÂNCIA ELETROLITICA
Eletrólito é toda a substância que, dissociada ou ionizada, origina íons positivos (cation) e íons negativos ( ânions). Desta forma torna-se um condutor de eletricidade. Ex: Cloreto de sódio (NaCl) dissolvido em água. Assim, uma solução de sal de cozinha e água é um condutor de eletricidade, dependendo da concentração do sal. Geralmente os eletrólitos são fornecidos por substancias iônicas como: NaCl. Um não-eletrólito, não libera íons na solução à medida que se dissolve e assim não influencia a condutividade do solvente. Ex: água e açúcar. O açúcar não é um composto iônico. Ou seja, não produz íons em solução (com carga positiva e carga negativa.
CONDUTIVIDADE DAS SUBSTÂNCIAS
A manifestação da eletricidade ligada á matéria, tem