Relatório de aula pratica- eletrolise
Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL – PRÁTICA
(Dissociação eletrolítica)
Relatório referente à Aula Prática 6 da disciplina de Química Geral, ministrada pela professora Silvania Rosa Souza, no laboratório da UFT – Universidade Federal do Tocantins, sobre Dissociação eletrolítica.
Gurupi – TO.
Dezembro, 2011.
INTRODUÇÃO
A dissolução de um sólido iônico implica a separação de cátions e ânions que os rodeiam no estado sólido. A água é especialmente boa para dissolver compostos iônicos, para cada molécula de água tem uma extremidade positivamente carregada e uma extremidade negativamente carregada.
Conseqüentemente, uma molécula de água pode atrair um íon positivo a sua extremidade negativa ou pode atrair um íon negativo na sua extremidade positiva.
Quando um íon ou melhor um composto iônico se dissolve em água, cada íon negativo fica cercado por moléculas de água com suas extremidades positivas apontando para um íon , e cada íon positivo fica cercado por extremidades negativas de diversas moléculas de água.
Os íons envolvidos por água, que são resultados da dissolução de um composto iônico são livres para se movimentarem em soluções. Normalmente os movimentos de íons são aleatórios e os cátions e ânions encontram-se dispersos uniformemente na solução. Mas se dois eletrodos (condutores de eletricidade com o fio de cobre) são introduzidos na solução e conectados a uma força elétrica (como a bateria ou rede elétrica) o movimento deixa de ser aleatório. Os cátions positivos migram da solução para o eletrodo negativo e os anions negativos movem para os positivos.
Existem três tipos de eletrólitos:
• Eletrólitos fortes
• Eletrólitos fracos
• Não eletrólitos
OBJETIVOS
O objetivo da aula sobre dissociação eletrolítica, foi observar a condutividade elétrica das soluções iônicas, sendo testadas para que observassemos se as soluções apresentadas eram ou não eletrolíticas.