Condutividade da agua
Técnicas Experimentas para Engenharia ambiental
Relatório ( 04 )
Condutividade e
Sólidos Totais Dissolvidos
Cristiana Rocha Nogueira
Fabiana Dal Picolo Miranda
Mayla Caroline De Souza
5ª Período Turma A
Prof.ª Dr.ª Debora Fernandes Costa Guedes
Ribeirão Preto, 17 de Setembro, 2014I - Introdução
A condutividade (k) expressa quantitativamente a capacidade da água conduzir corrente elétrica; depende da concentração total das substâncias dissolvidas ionizadas e de sua mobilidade que, por sua vez, depende da temperatura na qual a medida é realizada. Ela é considerada como um bom critério na avaliação do grau de mineralização da água, contribuindo para o estudo do efeito de diversos íons sobre o equilíbrio químico, o sistema fisiológico das plantas e animais e sobre a taxa de corrosão.[Volume I - Relatório Final] A unidade básica de condutância (L) é o Siemens (S), antigamente chamada mho. Como a geometria da célula afeta os valores da condutância, medidas padronizadas são expressas em unidades de condutividade, k (S/cm), para compensar as variações nas dimensões da célula de condutividade.
Sólidos Totais Dissolvidos (STD) correspondem à massa total dos constituintes minerais presentes na água, por unidade de volume. Na maioria das águas naturais, a Condutividade Elétrica (CE) da água, multiplicada por um fator que varia entre 0,55 e 0,75, gera uma boa estimativa de STD.
[Prof.ª Dr.ª Debora Guedes]
Os STD correspondem a toda matéria que permanece como resíduo, após evaporação, secagem ou calcinação da amostra a uma temperatura preestabelecida (105ºC) durante um tempo fixado e é também chamado de resíduo. As operações de secagem, calcinação e filtração são as que definem as diversas frações de sólidos presentes na água (sólidos totais, em suspensão, dissolvidos, fixos e voláteis). Com base nos valores de STD, as águas são classificadas em Doces, Salobras ou