Relatorio condutividade e ph
Determinação da condutividade eléctrica de uma água
Disciplina: Análises químicas
Professor: Dina Galhanas
Trabalho Realizado por:
Jaime Almeida Bruno Costa Vítor Piloto
Ano Lectivo: 2010/2011 Índice
Resumo 1
Introdução 1
Parte experimental 3
Resultados experimentais 4
Tratamentos de resultados 4
Conclusão 5
Resumo
O objectivo desta actividade laboratorial é a medição da condutividade eléctrica de vários tipos de águas entre elas a água engarrafada comum da marca luso, a água pedras salgadas e a água da rede pública, recolhida na torneira do laboratório de química da escola.
Através da condutividade eléctrica podemos comparar as diferentes águas e assim estabelecer uma relação com a solução padrão de Cloreto de Potássio através de uma recta de calibração.
Este tipo de mediação tem grande importância pois permite identificar vários parâmetros na água que relevam a sua pureza.
Introdução
A condutividade eléctrica da água representa a propriedade de conduzir a corrente eléctrica, apresentada por um sistema aquoso contendo iões.
É o recíproco da resistência média entre faces opostas de um cubo de solução aquosa, de 1 cm de aresta, a uma dada temperatura. A unidade de medida é o mho/cm, ou o μmho/cm, ou o S/cm (Siemens/cm), ou o μS/cm (o mho/cm é equivalente ao S/cm).
Parte experimental
Amostras
Para a realização deste relatório necessitamos de 3 amostras distintas: Agua Luso, Agua das Pedras salgadas e água da rede pública (torneira Laboratório).
Foram todas recolhias ao mesmo tempo. A água do luso foi retirada do garrafão para um copo de vidro, assim como a água das pedras, assim como a água da rede.
As amostras foram recolhidas ás 19H30
Equipamentos