CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DA ÁGUA
Autores: Glayce Viana; Hudde Pereira; Ludman França; Solisange Castro
ÍNDICE
1. Introdução e Objetivos
2. Revisão Bibliográfica
3. Parte Experimental
4. Resultados e Discussões
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
A condutividade elétrica é a capacidade que a água possui de conduzir corrente elétrica. Este parâmetro está relacionado com a presença de íons dissolvidos na água. Sua determinação é importante para determinar a qualidade da água, pois permite obter uma estimativa rápida do conteúdo de sólidos dissolvidos de uma amostra, já que quanto maior for à quantidade de íons dissolvidos, maior será a condutividade elétrica na água.
Para determinar está condutividade, foram realizados testes em três diferentes tipos de água, tendo como objetivo o estudo da identificação de cátions e ânions presentes nas amostras de água.
A identificação foi feita a partir do Teste de Turvação, que consiste na tendência da água de ficar turva quando apresenta o íon em teste e a não turvação corresponde à ausência do íon.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A condutividade elétrica depende da concentração de sais dissolvidos na água. A sua medição permite estimar a quantidade de sólido dissolvido em uma amostra. Quanto maior a quantidade de solido dissolvido, maior será a condutividade elétrica da amostra.
A condutividade elétrica depende do tipo de água que é analisado. Na água destilada, por exemplo, tipo de água isenta de outros componentes que não seja H2O, a condutividade é praticamente zero uS/cm², o que indica que a água é um isolante elétrico. Na água do mar, que apresenta uma maior concentração de impurezas, particularmente o sal comum, o risco de choque elétrico é maior do que em água doce. As propriedades elétricas observáveis na água provêm dos íons de sais minerais e de dióxido de carbono misturados nela.
Através da medição da condutividade, podem-se estimar quantos