Aristoteles
1º Período do curso de Administração
Aristóteles nasceu em 384 a.C, na cidade de Estagira, e morreu em 322 a.C., Aristóteles frequentou a escola e Platão, em 322 a.C, aconteceu uma grande mudança na vida de Aristóteles, quando foi convidado por Felipe II, rei da Macedônia para ser professor de Alexandre, que mais tarde seria com o título de Grande (Magno). Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. A filosofia de Aristóteles dominou verdadeiramente o pensamento europeu a partir do século XII e a revolução cientifica iniciou-se no século XVI, onde a filosofia aristotélica foi dominante, que nada mais é que a dedução do particular pelo universal.
Aristóteles teve vários pensamentos de grande importância, na educação e no pensamento ocidental, foi o criador do pensamento lógico, Aristóteles publicou obras dedicadas à filosofia teórica ou especulativa e também na filosofia da prática sendo ética e a politica.
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica no qual ele chamava de filosofia primeira, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.
Aristóteles ampliou suas teorias em quatro causas para todos os fenômenos naturais que são: causa material sendo a matéria do ser, formal que determina e classifica os seres, eficiente o que dá origem ao ser e final para que foi feito ou existe, que são primarias, pois retratam a essência e também a origem e o motivo da existência e de uma essência, de acordo com Aristóteles “tudo o que se