Deficiência no Esporte
Será apresentado um breve estudo sobre a situação da deficiência no esporte e como as práticas esportivas podem influenciar na inclusão social dos portadores de deficiência, bem como na saúde e recuperação, além do fator psicológico – a auto estima do indivíduo. O esporte é capaz de criar uma nova perspectiva de vida para aqueles que se pensavam inferiores devido à deficiência. Com a vivência esportiva, os portadores se sentem tão capazes de superar seus limites quanto qualquer outra pessoa.
PALAVRAS CHAVE: DEFICIÊNCIA, SUPERAÇÃO, INCLUSÃO, ESPORTE
A inclusão social dos indivíduos com deficiência sempre foi uma preocupação da sociedade. Como garantir que aquelas pessoas não se sintam inferiores por uma imposição física ou mental? Programas de “conscientização” da situação do deficiente foram elaborados desde os primeiros anos da vida escolar, onde é ensinado que todos os indivíduos são iguais e não devem ser tratados com inferioridade.
O esporte é a área em que a exclusão se faz mais visível, já que depende das condições físicas de cada indivíduo; comumente, o pensamento de que só os mais fortes e rápidos é que são capazes de vencer, é enraizado nas cabeças das pessoas – na escola, desde os jardins de infância, é comum os líderes dos times escolherem apenas os “melhores” para sua equipe.
Então, como fazer a inclusão, não apenas no ambiente escolar, mas também no mundo esportivo, um lugar de natureza competitiva e de e exclusão dos menos capacitados?
Primeiro, é preciso entender a condição do deficiente na sociedade. Há uma nítida dificuldade dessas pessoas em conviver no nosso ambiente. Exemplificando: na maioria dos ônibus coletivos há apenas um único lugar destinado a cadeirantes. Os outros, se quiserem pegar o ônibus, terão de esperar o próximo e se este estiver ocupado, terão de esperar ainda mais.
As vagas de emprego são limitadas, já que muitas exigem habilidades físicas inviáveis para certos