esporte para pessoas com deficiencia
Descrição - È uma método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação,buscando o desenvolvimento físico,psíquico e cognitivo de pessoas com deficiências.
Objetivo - A meta terapêutica é chegar ao máximo de função do praticante.A meta funcional motora da equoterapia é: desenvolver no praticante, capacidades funcionais que permitam sua independência nas atividades de vida diária.
Características principais - A Equoterapia é uma pratica que proporciona varias formas de aplicação de exercícios de psicomotricidade,recuperação e integração completando as terapia tradicionais que se vale de instrumentos tecnológicos em clinicas e consultórios. Exige a participação do corpo inteiro, trabalhando e desenvolvendo o cognitivo, a integralidade pedagógica, a coordenação motora global, postura, propriocepção,ritmo,equilíbrio,flexibilidade,tônus muscular, linguagem entre outros fatores de forma descontraída e prazerosa.
Equipamentos e tecnologias - Acredita-se que ao desenvolver um produto que minimize as dificuldades do acesso a escrita do código braille se contribua para a efetivação de alguns dos direitos dos deficientes visuais. O equipamento proposto funcionará a partir de um processo mecânico, adaptado para a ampliação do seu uso através de inovações nas suas dimensões, material, modelo e forma de uso.
Benefícios - o passo do cavalo estimula o deslocamento do corpo no espaço e, com isso, exercita o equilíbrio, a coordenação, o tônus muscular e a postura. Além disso, possibilita ganhos psicológicos, aumentando a autoestima e a autoconfiança.
Envolvimento da ciência - A equoterapia é utilizdada como um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo