abordagem jeremias
O Bairro do Jeremias – Campina Grande/PB uma abordagem do seu comércio em contexto de violência urbana / A violência no bairro Jeremias / 2012.
Objetivo geral e especifico:
O presente trabalho analisa a dinâmica espacial do bairro do Jeremias com o contexto originado a partir da violência urbana. Para isso, iniciamos a pesquisa a partir do conteúdo histórico do espaço analisado, de modo que possamos compreender a dinâmico sócio espacial que trouxe muitas das problemáticas observadas na atualidade. Visando uma análise que sistematize a grande abrangência espacial do bairro, escolhemos o comércio como fonte de observações específicas que possa trazer resultados para a compreensão do contexto geral da violência no bairro. Logo, desenvolvemos um estudo acerca da violência urbana em suas implicações para o comercio local, onde o medo se torna elemento essencial nas relações existentes entre os comércios e a comunidade, na qual estes fazem parte. As reflexões propostas por este trabalho englobam as questões sobre a mudança gradual das tradicionais relações de familiaridade, existentes entre o pequeno comércio e o bairro como um todo, na qual a dimensão do medo orienta o constante afastamento, e em conseqüência fragmentam-se as perspectivas de suas horizontalidades.
Recorte espacial:
O bairro do Jeremias situa-se na Zona Norte de Campina Grande, região esta identificada de forma paisagística através de suas características geomorfológicas de relevo irregular com vários aclives e declives, estando próximo do bairro com as maiores altitudes da cidade (Cuités).
Recorte temporal:
O bairro possui uma origem histórica baseada na concentração de populações provenientes de áreas rurais próximas à cidade de Campina Grande. Este fator se insere dentro do contexto de crescimento urbano e espacial, no qual a cidade foi se destacando, fazendo com que camadas de populações rurais pobres migrassem para a cidade em ascensão.
A partir dos dados obtidos,