Alfabetizacao
1- A alfabetização surgiu em meados de 1.789, na França.
2- A partir de então, as crianças são transformadas em alunos, aprendem a ler e a escrever.
3- Cada criança tem o direito de aprender o significado das letras.
4- Para aprender, é uma tarefa que envolve a vontade do próprio aluno, educadores, a família, e todos ao seu redor.
5- A alfabetização é um conjunto de práticas para entender o mundo que nos rodeia, no qual a língua escrita e falada, forma um conjunto de afirmações sobre o valor ou a necessidade dessas atividades.
6- A alfabetização é mais bem compreendida como parte de uma ideologia da língua.
7- Tanto a escola como o professor pode alterar o meio em que a criança vive, buscando solucionar os problemas que enfrenta em casa (problemas com a família).
8- O funcionamento da escola como organização, as decisões dos professores em suas reuniões, os valores e atitudes que os professores expressam como grupo, tudo isso afeta o trabalho sala de aula.
9- A escola, o próprio educador, devem conhecer os problemas, que os torna em consideração e que esteja disposto a agir sem preconceitos, e tentar fazer tudo que estiver ao seu alcance, para conseguir alterar a atitude da criança.
10- Para que ocorra aprendizagem, é preciso conhecer a realidade dos alunos e considerar todos os avanços, mesmo que sejam em diferentes escalas.
11- Percebe-se que as maiores dificuldades estão relacionadas leitura, matemática e a falta de atenção.
12- Para a alfabetização, muito importante é o incentivo da leitura, onde a criança irá a partir das letras, começar a decifrar o alfabeto.
13- O aluno que vê os pais folheando revistas, assinando cheques, utilizando a internet, lendo correspondências, geralmente tem mais facilidades de aprender a língua escrita do que a criança que tem os pais analfabetos ou pouca escolaridade, pelo simples fato da influência, com isso a criança assimila o comportamento dos pais e percebe que a escrita é feita por letras,