pensamentos
John P. Kotter. Foi publicado originalmente em 1982 na Harvard Business Review, tendo sido reproduzido novamente em 1999 como um clássico, com um comentário do autor (número de
Março-Abril). Este texto foi adaptado à realidade Portuguesa (sobretudo os horários e os nomes), tendo sido retirada ainda uma pequena parte da sequência do dia. A primeira parte descreve as tarefas desempenhadas por um gestor num dia normal de trabalho, enquanto a segunda sistematiza essas tarefas, podendo ser usada para fins pedagógicos como resolução do caso.
Parte I - Um dia na vida de um gestor
7:35 Miguel chega ao escritório da empresa, toma café e começa o seu dia de trabalho.
7:40 Jeremias, adjunto de Miguel, chega ao escritório.
7:45 Miguel e Jeremias conversam sobre diversos assuntos. Miguel mostra a Jeremias algumas fotografias que tirou da sua casa de praia.
8:00 Eles falam da agenda e prioridades do dia. No decorrer da conversa abordam diversos assuntos relativos a clientes e colaboradores.
8:20 Franco, outro subordinado, entra. Coloca algumas questões acerca de um problema de pessoal e depois junta-se à conversa que é directa, rápida e ocasionalmente divertida.
8:30 Fernando, patrão de Miguel, pára e junta-se à conversa. Questiona sobre um compromisso marcado para as 11 horas e fala ainda de outros assuntos.
8:40 Miguel sai para ir buscar café. Jeremias, Franco e Fernando continuam a conversa.
8:42 Miguel regressa. Um subordinado de um subordinado pára e cumprimenta. Os outros saem. 8:43 Jeremias deixa um relatório, pega na folha com as instruções de Miguel que estão juntas e sai.
8:45 Joana, a secretária de Miguel, chega. Falam sobre o seu novo apartamento e os preparativos para uma reunião a decorrer mais tarde.
8:49 Miguel recebe um telefonema de um subordinado. Eles falam sobretudo acerca do assunto do relatório referido anteriormente.
8:55 Miguel deixa