Com e Expressão
Lamentações é escrito por Jeremias,após a desolação de Jerusalém e o cativeiro Babilônico. É um livro de tristeza, de pranto e luto que busca mostrar a dor que Jeremias sentia de o povo não ouvir suas exortações.Ora o salário do pecado é a morte (Tg 1.15).E Judá tinha que fazer morrer toda aquele ego,todo homem carnal,toda desobediência através de um longo deserto de 70 anos.
Lm 1- O salário do pecado.
“Jerusalém chora à noite, e ninguém a consola, seus amigos se tornaram seus inimigos. Judá partiu para o exílio em dura servidão. Seus opressores vivem em tranquilidade, e seus príncipes fogem, pois o Senhor a castiga, por causa de seus pecados e pela sua desobediência.”
Lm 3- O sofrimento de Jeremias.
“Sou o homem que conheceu a dor. O Senhor me fez caminhar nas trevas, e aponta para mim todos os dias. A paz me foi roubada, nem sei mais o que é felicidade, e perdi a esperança no Senhor. Mas vou recuperar minha esperança. O Senhor é bom para quem confia nele. Espere no silêncio o socorro que virá, porque o Senhor não repele para sempre, não lhe alegra o coração humilhar e afligir os homens.” Lm 5- Reconciliação.
“Caiu a coroa da nossa cabeça. Desgraçados de nós porque pecamos. Reconduza-nos a ti Senhor, e voltaremos. Faça-nos reviver o tempo de outrora.”
Amós
Amós era contemporâneo de Oséias,e ambos profetizavam para o Reino do Norte cujo rei era Jeroboão 2,se não bastasse um agora tinha este.Israel cuja capital era Samaria esta “vivendo um mar de rosas”,pois aparentemente tinham poder e riquezas.Porém eles eram idólatras,prostitutos,ímpios e arrogantes.Amós lança a profecia que se o povo não se arrependesse e voltassem ao Senhor, Ele passaria a fio de espada toda Israel.
Havia muita podridão em Israel,além da prostituição e idolatria,os juízes faziam barganha para justificar alguém ímpio e condenava os necessitados pela sua falta de recursos,os profetas de Deus eram caçados e o povo era tão falso e hipócrita que oravam como