PRE PROJETO -ADMINISTRAÇAO
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
Atividade apresentada ao Curso de Administração da Faculdade Pitágoras/Betim, como requisito à obtenção de nota.
Disciplina: TCC I
Professora: Angela Maria Alves Lemos Jamal
FACULDADE PITAGORAS/ BETIM
2011
1. NOME DO ALUNO
Regina de Cássia Carvalho
2. INVESTIGAÇÃO
Gestão Ambiental.
3. ÁREA DE PESQUISA
Responsabilidade Social e Ambiente.
4. TÍTULO PROVISÓRIO
Substituição do uso de sacolas plásticas por sacolas ecológicas: impactos do consumo consciente nos hábitos da população.
5. PROBLEMATIZAÇÃO
O lixo é um dos maiores problemas ambientais da atualidade. O modelo de consumo adotado por boa parte da sociedade moderna provocou o aumento continuo e exagerado na quantidade de lixo produzido no planeta. Nesse cenário, podemos considerar o plástico um dos grandes vilões.
Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no Brasil são consumidos a cada ano 12 bilhões de sacolas plásticas, cerca de 800 sacolas plásticas ao ano por brasileiro. O habito arraigado de aceitar o que é de graça e descartável, sem consciência dos danos que serão causados pós-consumo, esconde a realidade do alto custo ambiental coletivo de aceitar sacolas plásticas em todas as oportunidades. Descartados de forma indiscriminada, as sacolas plásticas acabam provocando danos muitas vezes irreparáveis, tornando o consumidor um colaborador passivo de impactos ambientais de grandes proporções.
A gestão sustentável dos resíduos sólidos pressupõe uma abordagem que tenha como referência o princípio dos 3 Rs, que ensina a redução como primeiro ponto de estudo. No caso das sacolas plásticas, a redução do consumo desnecessário deve ser o primeiro ato.
Buscando a consolidação da consciência ambiental da população, a cidade de Belo Horizonte decretou em 27 de fevereiro de 2008 a Lei Nº 9.529, onde determinou que todos os estabelecimentos da cidade se adequassem, no