SÁBADO ANIMADO: UM DIA DE ESPORTE E LAZER PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA E SEUS FAMILIARES
Wagner Müller Estevam1 Elissandra Caramuru Fritoli2
Patricia dos Santos Uliana3
Vandré de Castro Tóffoli4
Introdução
Com inicio na disciplina “Educação Física, Adaptação e Inclusão”, Responsável: Profº. Dr. José Francisco Chicon, para os alunos do 7° período do curso de Bacharelado em Educação Física, surgiu O projeto Sábado Animado que fundamentou em duas vertentes: uma direcionada ao lazer e outra no esporte, que se inter-relacionam. O lazer significa atividades praticadas nos tempos livres como divertimento, entretenimento, distração, recreio e descanso (FERREIRA, 1999). Quanto à prática do esporte para pessoas com deficiência, um dos seus compromissos, foi com a inclusão e a participação, e de acreditar que qualquer pessoa pode aprender a praticar esportes dentro de suas potencialidades e limitações (Venditti et al 2008). Entende-se por inclusão a garantia, a todos, do acesso continuo ao espaço comum da vida em sociedade (PARECER n.17/2001). Com propostas de atividades de esporte e lazer para os alunos jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo, matriculados no LAEFA, e seus familiares.
Objetivos
O Sábado Animado teve como objetivo promover atividades socioculturais para atendimento de pessoas com deficiência e seus familiares na perspectiva do esporte e lazer no CEFD. Propiciando interações entre alunos, pais e professores/acadêmicos do Curso de Educação Física Bacharelado, durante a realização do evento.
Metodologia
O projeto “Sábado animado” ocorreu com a chegada dos pais e/ou responsáveis, no local dividimos em grupos e levamos para cada local onde foram realizadas as seguintes atividades: Chute ao gol; Basquete; Ritmo com bolas de soprar; Pescaria; Boca do palhaço; e Bocha adaptada. Ao término da experiência de vivenciar as atividades, houve uma pausa para o lanche colonial.
Após o lanche colonial foi apresentada uma atividade