Analise de franquia de marketing
Michelle Bencciveni Franzoni Frantz (UFSC) michellefranzoni@gmail.com
Elizandra Machado (UFSC) elizandra_machado@hotmail.com
Ana Maria Bencciveni Franzoni (UFSC) afranzoni@egc.ufsc.br
Fernando Álvaro Ostuni Gauthier (UFSC) gauthier@egc.ufsc.br
RESUMO
O mercado de consumo cresce cada vez mais no Brasil, seja por causa da entrada de mais pessoas na classe média, dos incentivos fiscais ou ainda devido às mudanças nos hábitos de compra da população. Uma área que vem ganhando destaque no mercado brasileiro são os sistemas de franquias que acabam dedicando bastante esforço à questão mercadológica. O mix de marketing formado pelos 4 Ps (preço, praça, promoção e ponto) vem sendo utilizado pelas empresas desde a década de 60. Assim sendo, o presente artigo tem como objetivo compreender o processo de disponibilização dos produtos do mix de marketing, bem como, analisar os métodos aplicados em um
Sistema de Franquias. Verificou-se que, apesar de ser consolidada no segmento em que atua, a empresa Franqueada possui dificuldades no que se refere abastecimento das lojas, levando à falta de alguns itens do mix, ocasionando insatisfação dos clientes, principalmente, por problemas relacionados à logística, o que tem reflexos até no marketing de relacionamento. No que se refere aos aspectos metodológicos, o presente processo investigatório baseou-se numa pesquisa bibliográfica, além de um processo de observação direta dos pesquisadores, por meio de estudo de campo, objetivando compreender o tema em sua amplitude, sobretudo em seus impactos na organização.
Conclui-se que, mesmo tendo uma marca forte e conhecida no mercado e fazendo o uso do modelo, ocorre uma falha no elemento “praça”, com a falta de alguns produtos do mix, resultado da gestão logística, afetando assim seu relacionamento com as consumidoras.
Palavras-Chave: Sistema de Franquia, Mix de Marketing, 4 Ps.
1. INTRODUÇÃO
O mix ou composto de