Higiene e Segurança do Trabalho
Diferença entre as doenças: - Ocupacional - Profissional - do Trabalho
Tatiani Ribeiro da Silva
Doença Ocupacional: Estão diretamente relacionadas à condição de trabalho desempenhada pelo profissional e até mesmo por situações pessoais do indivíduo que podem atrapalhar a atividade do dia a dia. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem proteção compatível com o risco envolvido. Essa proteção pode ser na forma de equipamento de proteção coletiva (EPC) ou equipamento de proteção individual (EPI). Existem também medidas administrativas/ organizacionais capazes de reduzir os riscos. As principais vias de absorção de agente nocivos são a pele e o pulmões.
Doença Profissional: É uma lesão corporal, perturbação funcional ou doença que seja conseqüência necessária e direta da atividade exercida pelo trabalhador e não representa desgastes do organismo.
Doença do Trabalho: São aquelas que aparecem devido ao esforço físico que é pedido no trabalho. As doenças relacionadas ao trabalho podem afetar o sistema músculo-esquelético, afetar o sistema nervoso, desenvolver câncer, surdez, problemas respiratórios e de pele e problemas mentais, mas vai depender sempre do tipo de trabalho que o indivíduo desenvolve.
Diferenças:
Doença Ocupacional acontecem pela exposição rotineira do trabalhador a agentes nocivos, presente no âmbito do trabalho. Elas se destacam mais pelo ambiente inadequado do trabalho. Suas possíveis causas são, por exemplo: movimentos repetitivos, cargas excessivas, situações de estresses elevados, etc.
A doença profissional se caracteriza pela exposição de determinado profissional a algum agente ambiental