PRATICA QUIMICA TESTE CONDUTIVIDADE
Técnico Profissional – FEITEP
Curso de Engenharia Civil
TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
Alunos: Elvis Toth Armi -------- RA 1076
Turma: ECN7A Professor: Marco Antonio Rubin
Sumário
1. Introdução 2
2. Ligação Metálica 2
Teste 1 3
Teste 2 3
Teste 3 3
Teste 4 3
Teste 5 3
3. Conclusão 4
4. Bibliografias 4
Introdução
Corrente elétrica: é um fluxo ordenado de cargas elétricas (TITO e CANTO 2006).
Ligas metálicas: são mistura sólidas de dois ou mais elementos, sendo que a totalidade (ou pelo menos a maior parte) dos átomos presentes é de elementos metálicos. (TITO e CANTO 2006)
Composto iônico: ligação iônica (metais – ametais). Sofre dissociação iônica, separação dos íons na presença de água, logo conduz corrente elétrica.
Composto Covalente: ligação covalente (ametais). Em geral não conduzem corrente elétrica. EXCEÇÃO são os ácidos, onde sofrem ionização, que é formação de íons de um composto covalente na presença de água, sendo um desses é o cátion H+.
Ácidos Conduzem corrente elétrica. H2O
Ligação Metálica: bons condutores – os elétrons da ultima camada estão livres.
Figura 1 (circuito elétrico) Para realizar os testes de condutividade utilizaram-se os seguintes materiais: circuito elétrico (figura 1); becker; e as substâncias como (H2O-Agua), ((Cu-Cobre), ( Pb-Chumbo), (Al-Aluminio), (Fe-Ferro), (Zn-Zinco), (Mg-Magnésio), Grafite de lapiseira.
Teste 1 - Testou-se a condutividade da água (H2O), onde não conduziu corrente elétrica, porque é um composto covalente (compostos covalentes apenas ácidos conduz corrente elétrica).
Teste 2 - Testou-se a condutividade de alguns metais como ((Cu-Cobre), ( Pb-Chumbo), (Al-Aluminio), (Fe-Ferro), (Zn-Zinco), (Mg-Magnésio)), verificou-se que são bons condutores de eletricidade, porque os elétrons da última camada estão livres, e são esses elétrons que