126268200574

1141 palavras 5 páginas
Aplicações da eletricidade nas ciências agrárias
Análise de condutividade elétrica do solo
A medida de condutividade elétrica é particularmente adequada para estudo da variabilidade espacial de um campo das propriedades do solo, por ser uma medida rápida, fácil e confiável que integra dentro de suas medidas as influências de muitas propriedades do solo que contribuem na condutância elétrica do solo.
A condutividade elétrica serve como um meio de definir padrões espaciais que se mostram devido à variação da condutância elétrica, influenciadas pela salinidade, umidade, textura e resistividade.
Alguns equipamentos foram desenvolvidos para possibilitar a medida de condutividade elétrica do solo, proporcionando mapas das variações da condutividade elétrica na região de estudo
Bullock e Bullock (2000), em seu trabalho demonstram a importância das medidas das variações das propriedades físicas e químicas do solo em agricultura de precisão. A medição da condutividade elétrica aparente do solo (EC ) é uma tecnologia que se tornou uma ferramenta valiosa para identificar as características físico-químicas do solo que influenciam os padrões de rendimento das culturas e para estabelecer a variação espacial dessas propriedades do solo (CORWIN et al., 2003).
A agricultura de precisão não requer apenas a informação espacial para determinar onde e como aplicar uma ação, tal como, o momento de fertilizar, o momento de aplicar pesticidas ou o momento de irrigação, mas também requer informações temporais para saber quando aplicar.
A EC é influenciada por várias propriedades físicas e químicas do solo, tal como: a
1- Salinidade do solo;
2- Porcentagem de saturação;
3- Densidade volumétrica,
4- Umidade.
Como também a quantidade de argila; a capacidade de troca de cátions e matéria orgânica.
As medidas de EC devem ser analisadas levando em conta estes fatores.
Outro fator é a temperatura. A condutividade eletrolítica é incrementada a um taxa de aproximadamente de

Relacionados