quimica experimental
Kotz & Treichel (2006) diz que uma titulação é um procedimento para análise quantitativa de uma substancia através de uma reação completa em solução, com uma quantidade medida de um reagente de concentração conhecida.
Para Russel (1994), as reações de neutralização são importantes em um procedimento de laboratório conhecido como titulação ácido-base, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido.
Uma solução de ácido é comumente transferida com uma pipeta e, assim, seu volume é conhecido. A solução da base é usualmente transferida por um tubo de mediação chamado bureta, e a adição desta solução é interrompida no ponto em que o numero de mols de íons H+ do ácido é igual ao número de mols de íons OH- da base, que foram misturados. A isto é denominado ponto de equivalência, geralmente observado por uma mudança de cor de um composto, chamado indicador. No ponto de equivalência, a razão do número de mols de ácidos no início para mols da base que foi adicionada é igual à razão estequiométrica. A bureta permite medir o volume de base adicionada, e esse volume, juntamente com a concentração da solução de base e o volume da solução de ácido, permite calcular a concentração da solução de ácido (RUSSEL, 1994).
Russel (1994), diz que, indicador é um par conjugado de ácido e base de Bronsted-Lowry cujo ácido apresenta uma coloração e a base, outra. Pelo menos uma das colorações é suficientemente intensa para ser visualizada em soluções diluídas. A maioria dos indicadores são moléculas orgânicas com estruturas relativamente complexas. Um indicador comum e o que foi usado nesse experimento é o 3,3-bis(4-hidroxifenil)-1-(3H)-isobenzofuranona, cuja a fórmula é HC20H13O4 , mais conhecido como fenolftaleína. A concentração de um indicador em solução é geralmente tão baixa que sua influência sobre o pH é desprezível.
OBJETIVOS