a existencia da guerra
Senso Moral
Senso moral é a maneira como avaliamos nossa situação e de nossos semelhantes de acordo com os nossos ideais. Como por exemplo, quando fazemos alguma coisa e depois sentimos remorso, culpa, vergonha que se pudéssemos voltar no tempo faria diferente. Quando ficamos contentes e emocionados diante de uma pessoa cujas palavras e ações manifestam honestidade, honradez, espírito de justiça que por mais isso lhe custe sacrifícios conseguiram sentir a grandeza da dignidade nesta pessoa. A admiração que teremos por essa pessoa o desejo de imitá-la também pode ser chamada de senso moral.
Quando nos deparamos com cenas de horror como chacina de seres humanos e animais, linchamentos, seqüestros, assassinatos, estupros, torturas, Sempre quando vimos notícias a respeito disso ficamos indignados, ao saber que um inocente foi acusado e condenado injustamente enquanto o verdadeiro criminoso está livre, sentimos cólera quanto às pessoas que se aproveitam e tira vantagem de outras pessoas de boa fé que apenas quer ajudar, todos esses sentimentos também manifestam no nosso senso moral.
Consciência Moral
É a consciência moral que nos exige que decidamos o que fazer que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as conseqüências delas, é uma voz interior que nos orienta sobre o que devemos fazer em certas situações.
O senso moral e a consciência moral dizem a respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício de liberdade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros.
Juízo de fato e juízo de valor
Juízo de fato
São aqueles que dizem que as coisas são, como são e porque são, eles são proposições que formamos com base na realidade, ou seja, coisas que julgamos a respeito do que está posto ao nosso redor, das coisas existentes, do objetos materiais.
Juízo de valor
Juízo de valor avalia as coisas,