Quimica Experimental
Circuitos impressos são placas utilizadas para suportar componentes eletrônicos e interligá-los eletronicamente através das chamadas trilhas, faixas de cobre. Estes circuitos inovaram o campo da eletroeletrônica, visando baixo peso, custo e maior rapidez de produção. Para produção destes circuitos as placas de fenolite passam por um processo de corrosão. Corrosão é a deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associada a esforços mecânicos.
B. Procedimento Experimental
1. Perfuração da Placa: Colar um Xerox do circuito sobre a superfície da placa virgem com fita adesiva e furar com o auxilio de uma furadeira os locais indicados para os componentes
2. Limpeza da Placa: Limpar a placa com um pedaço de malha de aço (Bombril). Esfregar a malha de aço sobre a placa fazendo movimentos circulatórios até remover todas as marcas.
3. Transferência do desenho para a placa: Desenhar as trilhas sobre o cobre, com o auxilio de régua e caneta para circuito impresso ou para retroprojetor.
4. Preparação da Solução: Em uma vasilha de vidro colocar 2 doses de água, depois 3 doses de Acido Muriático (HCl), e por ultimo 5 doses de Peróxido de Hidrogênio (H2O2) Volume 130, mecha tudo com um bastão, e com o auxilio de uma pinça, mergulhe a placa na solução, esta corroerá a placa em aproximadamente 3 minutos.
5. Lavagem e Limpeza da Placa: Retirar a placa da solução e lavar com água corrente. Com um auxilio de um pano limpar a placa e se necessário utilizar novamente a malha de aço para remover as impurezas.
C. Resultados e Conclusões
Os circuitos impressos estão presentes nas indústrias, nos equipamentos elétricos e eletrônicos e em um vasto ramo da tecnologia.
Dentro da categoria de desenvolvimento eletrônico, os circuitos impressos vêm crescendo e ganhando mercado a cada dia, sendo sua produção e domínio de utilização