A importancia do legado intelectual e politica do professor Florestan Fernandes
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO
Edgar Morin.
Vanessa
São Miguel Paulista
SÃO PAULO/2013
1. Introdução
Edgar Morin tornou-se referência no campo da Educação. A sua principal obra, “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, foi escrita em 1999 por uma solicitação da UNESCO, que previa a necessidade de se definir as premissas fundamentais da educação do século XXI.
Neste livro ele citou sete saberes indispensáveis para a educação:
1 – As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
2 – Os princípios do conhecimento pertinente
3 – Ensinar a condição humana
4 – Ensinar a identidade terrena
5 – Enfrentar as incertezas
6 – Ensinar a compreensão
7 – A ética do gênero humano
Esses sete itens esclarecem os pontos menos explorados dentro da educação, servem como um manual que alerta e ensina os educadores para os erros mais comuns e que atrapalham consideravelmente no aprendizado das crianças e adolescentes do nosso período.
2. Os sete saberes
2.1. As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
É impressionante que a educação que visa a transmitir conhecimentos seja cega quanto ao que é o conhecimento dos seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e à ilusão, e não se preocupe em fazer conhecer. O conhecimento como primazia, deve preparar o indivíduo para enfrentar os riscos e as ilusões da vida diária com sabedoria e discernimento. É necessário que a educação desenvolva as características cerebrais, mentais e culturais para não induzirem ao erro ou ilusão.
2.1.1. O calcanhar-de-aquiles do conhecimento
A educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja, em algum grau, ameaçado pelo erro e pela ilusão.
A teoria da informação mostra que existe o risco do erro sob o efeito de perturbações aleatórias ou de ruídos (noise), em qualquer transmissão de informação, em qualquer comunicação de mensagem.
O conhecimento não é um