A Engenharia e sua diversidade
A Engenharia Elétrica compreende de modo geral todo conceito da eletricidade, desde sua geração até a aplicação do consumidor final, que esta representa a mais vasta área dentre as outras. A Engenharia Elétrica está presente com muita proporção, por exemplo, nos desenvolvimentos tecnológicos existentes, com o dever de sempre atuar na melhoria e aplicação da eletricidade. Ela está dividida em importantes segmentos como a
Automação, Eletrotécnica, Eletrônica, a Telecomunicação, que hoje que é o segmento que hoje representa maior crescimento comparado às outras subdivisões. Pode-se dizer que a engenharia se trata de um ramo das ciências exatas A amplitude do campo de atuação de um engenheiro eletricista de certa forma é relativamente grande, e a tendência é de que venha se estender muito mais.
Com a necessidade se de manter no mercado competitivo, grandes empresas vem fazendo investimentos no setor de automação, melhoria de processos, que apesar de já existir uma formação acadêmica direcionada a essa situação, no caso a Engenharia de Controle e Automação, o engenheiro eletricista também apresenta qualificação técnica para desenvolver tal processo.
A Carreira Científica é uma das opções dos engenheiros eletricistas. Centros de Pesquisas e principalmente universidades dependem de especialistas de determinadas áreas para desenvolvimentos científicos específicos.
Segundo Cavalcante (2009),
“O campo de atuação do Engenheiro Eletricista é bastante amplo. Ele pode desenvolver atividades nas áreas de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, telefonia, antenas e propagação, controle e automação, instrumentação, sistemas eletrônicos analógicos e digitais e projetos de circuitos integrados, para citar apenas algumas.”
Como podemos ver, Cavalcante deixou bem claro quanto à diversidade de atuação do engenheiro eletricista. Esses exemplos são alguns dentro dos princípios da