Sociologia Diversidade
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo descrever o surgimento da engenharia mecânica e analisar a diversidade dentro dessa área, de forma a compreender como as pessoas lidam com as diferenças existentes no mercado de trabalho. Foram realizadas entrevistas com seis pessoas da sociedade, visando compreender se a sociedade tem conhecimentos sobre o curso e a diversidade. Foi dada ênfase especial a valorização de pessoas portadoras de deficiência.
Palavras-chave: Diversidade. Mecânica. Engenharia. Deficiência.
1 INTRODUÇÃO
Ao olharmos para a sociedade hoje podemos afirmar que a diversidade está presente em todo lugar. Existem pessoas de diversas etnias, idades, religião, orientação sexual e portadores de deficiência. Com a existência dessas pessoas nos faz necessário compreender melhor a diversidade.
Vindo ao encontro deste objetivo, o presente trabalho tem por finalidade realizar um estudo sobre a diversidade e seus possíveis impactos no curso de engenharia mecânica.
Na primeira parte do trabalho, discutiremos as origens da Engenharia Mecânica, os primeiros cursos, os profissionais e a diversidade no período. A seguir verificaremos a Engenharia Mecânica nos tempos atuais, os centros de referencia, profissionais, as principais revistas e congressos da área da Mecânica. Na sequência, descreveremos a importância da diversidade no nosso curso, assim como as preocupações com a diversidade nos dias atuais.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 ANTES:
2.1.1 O contexto do surgimento da Engenharia Mecânica
Antes de falarmos de engenharia mecânica devemos entender o que significa ser engenheiro. A palavra engenheiro deriva de engenho do latim "ingenium" significa gênio, pessoa com capacidade inventiva; habilidade, talento. Na língua portuguesa, apareceu no início do século XVI, e se referia a alguém que construía ou operava um engenho, que na época era nada mais que uma máquina de moer cana.
A