DIVERSIDADE
Diego Merizzi
Guilherme Tiago Ewald
Paulo Henrique de Pinho
Volmir Peroza
Wilian Sardagna
Prof. Vilmar Urbaneski
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia de Produção (EPR12) – Sociologia
29/11/2012
RESUMO
O presente paper tem como principal objetivo, salientar como era o comportamento do mercado de trabalho e das pessoas, relacionado a diversidade. Mostrar de que forma este assunto é tratado hoje, as mudanças que ocorreram com o passar dos anos, os benefícios que a inserção das mulheres nas engenharias trouxe para a sociedade. Vamos abordar como esta acirrada a competição entre homens e mulheres em segmentos que antes eram ocupados apenas pelas pessoas do sexo masculino, quebrando paradigmas que foram criados pelos seres humanos, que de certa forma barravam as mulheres de adentrar a essas profissões. Hoje, o mercado está repleto de mulheres correndo atrás para conquistar seu espaço no mercado, junto aos homens, pois elas são capazes tanto quanto. Entrevistas realizadas poderão ser analisadas para compreender alguns pontos sobre a diversidade.
Palavras-chave: Mudança. Inserção. Paradigmas.
1 INTRODUÇÃO
A diversidade é de suma importância dentro de qualquer organização ou sociedade, pois é através dela que surgem diferentes idéias e opiniões, fazendo com que o mercado de trabalho e até mesmo o mundo se torne cada vez mais atraente e competitivo.
É desta forma que as mulheres vêm conquistando o seu espaço nas áreas de engenharia, tanto na Engenheira de Produção quanto nas demais engenharias existentes, pois elas já representam um considerável percentual deste setor.
Podemos dizer que em alguns segmentos, elas acabam tento um desempenho superior aos homens, talvez pelo aspecto natural das mulheres serem mais atenciosas e cuidadosas. É importante verificar como o Engenheiro de Produção de ambos os sexos se comporta em seu