quimica do ferro
Curso: Química Lic. Plena – Noturno – Metodologia.
Data de entrega: 21.11.2014
Professor: Jose Gilmar
Aluno: Jorge Henrique Fonte Sales
Fortaleza – Ce– 21 de Novembro de 2014
Elemento químico:
Ferro
Símbolo: Fe
Número Atômico: 26
Família(grupo): 8B
Período: 4
Distribuição eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6
Massa Atômica: 55,845 g/mol
Densidade: 7,8 g/ml
Ponto de Ebulição: 2862 C
Ponto de fusão: 1535 C
Etimologia: Latim Ferrum
Dureza: 4 a 5
Introdução
O elemento químico ferro, foi descoberto em tempos pré-históricos provavelmente de origem meteórica.Com o passar dos anos, começou a ser obtido pela redução de seus minérios (óxidos) com carvão, processo no qual, é utilizado até hoje. É o metal de transição mais abundante no mundo, e quarto de todos os elementos.
Quando puro, o ferro é um metal branco-cinzento brilhante. Caracteriza-se pela grande ductilidade, que permite transformá-lo em fios e arames, e maleabilidade, que facilita a fabricação de folhas laminares.
Entre suas propriedades físicas destaca-se o magnetismo, que o torna um ótimo material para fabricar ímãs. Quanto às propriedades químicas, o ferro é inalterável, em temperatura normal, quando exposto ao ar seco. Porém, quando submetido ao ar úmido, o ferro metálico sofre oxidação e se transforma lentamente em ferrugem (óxido de ferro), o que pode ser evitado se o ferro for revestido de metal mais resistente à corrosão, como zinco (ferro galvanizado), estanho (folha-de-flandres) ou cromo (ferro cromado). Onde é atacado facilmente por ácidos.
Tendo sua configuração eletrônica de (Ar) 3d6 4s2 sendo encontrado nos estados de oxidação II+ e III+ mais comuns e estáveis. Encontrado na natureza, na forma de vários compostos químicos e biológicos, e nos estados de oxidação de IV+ e VI+ menos