Empirismo Colaborativo
O empirismo colaborativo é muito mais que o estabelecimento de rapport. Segundo Beck e colaboradores (1979,p.6) “o terapeuta, ao aplicar uma terapia cognitiva, está continuamente ativo e deliberadamente interagindo com o paciente.” O empirismo é desenvolvido por meio da prática clinica que estimula a observação e a análise objetiva dos autorrelatos do cliente. Para a TC o relacionamento da terapia é um equilibrio colaborativo entre terapeuta e cliente. No empirismo colaborativo o terapeuta esculta as objeções do seu cliente e procura entender o motivo dele não querer agir daquela forma, tentando com isso, encontrar maneiras do cliente se sentir bem, demostrando respeito por ele e por usas opiniões. Podemos sitar um exemplo de empirismo colaborativo que está no livro: A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescente. P.39
TERAPEUTA: Seria de muita ajuda se você escrevesse uma lista de coisas que gostaria de trabalhar quando estivéssemos juntos. O que isto lhe parece?
JAKE: Por que precisamos de uma lista?
TERAPEUTA: Uma lista pode ajudar-nos a manter o rumo das coisas para que não nos esqueçamos de alguma coisa que poderia ser importante mais tarde.
JAKE: Não tenho certeza sobre essa lista.
TERAPEUTA: Então vamos conversar sobre