niveis de desenvolvimento da escrita
NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
PRÉ-SILÁBICO
Neste momento a criança não busca correspondência com o som. As hipóteses são estabelecidas em torno do tipo e da quantidade de grafismo passando por etapas de consciência como:
- Escrever é diferente de desenhar
- Escrever requer usar rabiscos, pseudoletras
- É preciso diferenciar letras e números
- Não há controle de quantidade de letras
- Utilizam escritas iguais para palavras diferentes
- Passam a diferenciar quantidade, ordem ou variedade de letras
INTERMEDIÁRIO 1
Neste momento a criança demonstra perceber que existe alguma relação entre pronúncia e a escrita onde elege certa quantidade mínima de letras, bem como variedade entre elas.
SILÁBICO
No início a criança compreende que existe diferença nos sons das palavras onde passa a ter necessidade de se escrever de maneira diferente cada uma delas (palavras). No início busca representar cada sílaba da palavra sem se preocupar com o valor sonoro, demonstrando uma atenção à quantidade de letras em relação à quantidade de sílabas da palavra escrita, demonstrando conhecimento quantitativo sobre a escrita.
SILÁBICO-ALFABÉTICO OU INTERMEDIÁRIO 2
Neste momento as crianças buscam escrever de maneira em que as letras correspondem os sons às formas silábica e alfabética como também, pode escolher as letras, de forma ortográfica ou fonética. Ao ter consciência da importância do uso das vogais e/ou consoantes na escrita de uma palavra, busca fazer uso de ambas. No início combina escritas silábicas com escritas alfabéticas em uma mesma palavra. Podem acontecer omissões ou acréscimos de algumas letras no interior das sílabas.
ALFABÉTICO
Ao atingir o nível alfabético, a criança passa a escrever pautando-se na marca da oralidade