AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS
DISCIPLINA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS
IRIS DA COSTA AGUIAR1
RESUMO: O presente artigo tem como função enfatizar o desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem escrita das crianças, sendo assim damos inicio falando um pouco sobre o processo de aquisição da linguagem levando em consideração as primeiras formas de comunicação da criança, como se adquire o conhecimento das primeiras palavras, todo esse conhecimento e desenvolvimento é um processo muito longo e difícil porém é natural. Logo após entramos realmente no assunto do artigo enfatizando as teorias de aquisição da linguagem escrita, que é inata e se adquire culturalmente, primeiramente a criança desenvolve a escrita em sua forma motora e logo após começa a produzir algo como os pictogramas, aos quais atribui valor de escrita, o passo seguinte é usar um símbolo para um conceito, a seguir, demonstra conceber a escrita como representativa dos sons orais, passando a usar símbolos com valor silábico. A partir daí, a criança pode ser alfabetizada. Daremos continuidade falando sobre a aquisição da linguagem escrita pela criança mostrando que a mesma está presente em todas as situações do nosso cotidiano. E para finalizarmos observaremos os níveis da Linguagem Escrita que são quatro: o pré-silábico, silábico, silábico alfabético e por fim o alfabético.
PALAVRAS-CHAVES: Aquisição. Criança. Escrita. Linguagem.
1. INTRODUÇÃO: O processo de aquisição da linguagem escrita é uma fase que toda criança passa para aprender a escrever, esse processo tem sido estudado por inúmeros pesquisadores do âmbito linguístico, sendo que envolve várias áreas, podemos ainda destacar como pesquisadores deste assunto, Cohen e Gilabert (1992) Emília Ferreiro e Ana Teberosky (2004), entre outros.
A constituição da gramática de uma determinada língua está presente em toda forma de expressão da pessoa conforme o avanço em seu