Trabalho sobre lol
Disciplina: Filosofia
Professor: Carlos Amorim
João Silva Nº14 11ºCT3
Ricardo Martins Nº28 11ºCT3
Índice
Desenlvolvimento_______________________________________________________2
Conclusão_____________________________________________________________3
Bibliografia____________________________________________________________4
Desenvolvimento
Um dos pontos centrais da sua teoria é a importância que atribui ao carácter revolucionário do progresso científico. Na sua perspetiva, uma revolução supõe o abandono de uma estrutura teórica, a que chama paradigma, que é substituída por outra incompatível com aquela.
Segundo Khun, a ciência progride desta forma: Pré-ciência/Ciência Normal/Crise/Revolução/Nova Ciência Normal/Nova crise/…
Paradigma não é mais do que um conjunto de regras que a comunidade científica tem que cumprir quando efetuam “Ciência Normal”. Por vezes aparecem anomalias (falha no paradigma) que dá origem a uma crise, e quanto mais anomalias aparecerem maior é a crise do paradigma, forçando a comunidade científica a criar um novo paradigma que irá dar solução as anomalias encontradas. Este novo paradigma é muito diferente do velho e é incompatível com ele.
Na questão sobre como é formado o universo, inicialmente a explicação era recorrente a deuses e criaturas míticas, mais tarde foram levantadas questões à cerca da validade da resposta, e recorrendo as conhecimentos da época foi criado o modelo geocêntrico que durante muitos anos foi considerado o correto. Mais tarde foi levantadas novas questões às quais o modelo geocêntrico não conseguia responder, foi quando Copérnico construiu o modelo Heliocêntrico, tendo sido mais tarde melhorado por Kepler.
Este paradigma deu origem a um novo, “terá o universo sido criado?” esta questão ainda não tem resposta pois só existem hipóteses.
2
Conclusão
Segundo Thomas Kuhn o paradigma é o conceito-chave da sua