Produção de aprendizagem alfabetização
LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINO
DISCIPLINAS:
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
METODOLOGIA DE ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL, PRODUÇÃO DE TEXTO
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINO
Produção de aprendizagem apresentada à UTA – Língua Portuguesa, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba –
Tutor Local: Keisy Cordeiro
Pólo de Apoio Presencial: São José dos Pinhais
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2011
1. INTRODUÇÃO
Na presente PA relataremos sobre o tema: “Língua Portuguesa: a aquisição da linguagem e concepções de ensino“. A aquisição da linguagem vem sendo estudada desde a antiguidade por vários estudiosos como: Skinner (Behaviorismo), Chomsky (Inatismo), Piaget (Cognitismo) e Vygotsky (interacionismo).
Existe uma ideia em comum entre os pensamentos de Piaget e Vygotsky que é a de que a aquisição da linguagem faz parte do mesmo desenvolvimento das operações mentais, Vygotsky chama atenção para a função social da fala e Piaget acredita que o ser humano possui capacidade genética para adquirir o conhecimento. A aquisição da linguagem é dividida em três subáreas que são: a aquisição da língua materna, aquisição da segunda língua e a aquisição da escrita. A língua materna é adquirida em contato com o meio social, é a nossa língua mãe. A segunda língua é a aprendizagem de uma língua estrangeira, e a aquisição da escrita é o aprendizado do conhecimento dos códigos que formam a língua escrita, conhecendo as diversas variedades linguísticas existentes em nosso país.
Esta PA tem como objetivos conhecer e analisar com maior abrangência a aquisição da linguagem e suas concepções de ensino, conhecendo melhor a teoria de alguns estudiosos sobre a construção da língua falada e da língua escrita.
O presente trabalho é de