Relatório química inorgânica - ferro
Prática: Ensaios com Ferro (Fe)
RESUMO
O comportamento físico-químico do ferro foi verificado através de reações de oxirreduçãoe precipitação, além de aquecimento. Sobretudo acerca dos estados de oxidação II e III, envolvendo outras espécies.
INTRODUÇÃO
Não existe um nome específico e nem uma época definida ao qual pode-se determinar a descoberta do ferro (do latim ferrum). Este é o segundo metal mais abundante da crosta terrestre e o quarto elemento mais encontrado, depois do oxigénio, silício e alumínio. Porém, quando se considera a totalidade do planeta, o ferro surge como o primeiro constituinte do corpo sólido da Terra, ocupando, juntamente com o níquel. Além disso o ferro apresenta-se abundantemente em diversos corpos celestes no espaço.
De número atómico 26 e símbolo químico Fe, o ferro é um elemento de transição, pertencente ao oitavo grupo da tabela periódica. Em condições normais de pressão e temperatura, este metal apresenta-se no estado sólido, possuindo uma cor prateada na sua forma fundamental, porém é encontrado na natureza em forma de minério.
O ferro constitui o metal mais barato e mais útil do mundo, podendo detectá-lo sob diversas formas, podendo existir de forma frágil como uma lapiseira a enormes estruturas resistentes, quando existente em ligas de aço. Este metal esteve sempre presente na história da humanidade e sua importância e imensurável quando percebemos que o ferro faz parte desde ferramentas, armas, estruturas de moradia, jóias etc.
Este elemento é detectável na composição de quase todos os seres vivos, sendo essencial para a esmagadora maioria destes. A maquinaria celular dos organismos depende bioquimicamente do ferro para executar muitas das suas funções, em particular a respiração, sendo um componente essencial na hemoglobina do sangue. O ser humano não é exceção, necessitando de doses diárias deste elemento, normalmente proporcionadas por uma dieta equilibrada.