Química - Propriedades do Ferro
O Ferro é um elemento químico, de símbolo Fe, número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atômica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. Encontra-se na natureza fazendo parte da composição de diversos minerais, como óxido de ferro II (FeO) ou como óxido de ferro III (Fe2O3). Os estados de oxidação que apresenta são +2 e +3, sendo raramente encontrados no estado livre. A obtenção de ferro elementar envolve a redução dos óxidos com o carbono e posterior refinação para retirar as impurezas presentes. É o elemento mais pesado que se produz exotermicamente por fusão, e o mais leve produzido por cisão nuclear.
É o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre (aproximadamente 5%) e um dos elementos mais abundantes do Universo; o núcleo da Terra é formado principalmente por ferro e níquel (NiFe). Este ferro está em uma temperatura muito acima da temperatura de Curie do ferro, dessa forma, o núcleo da Terra não é ferromagnético.
História:
Admite-se que o ferro tenha sido descoberto quando, no período neolítico, fragmentos desse minério, que circundavam as fogueiras feitas para aquecer os homens nas cavernas, foram reduzidos a metal sólido pelo calor e o contato com a madeira carbonizada.
Acredita-se que o ferro, a princípio, tenha sido obtido por um processo que não chegava a extraí-lo do minério, nem a liquefazê-lo, mas tornava-o maleável. Dessa forma foram fabricados os primitivos instrumentos de trabalho, como machados, martelos e pontas de lança.
Após diversas experiências e inventos, chegou-se ao alto-forno em meados do século XV. As temperaturas mais elevadas permitiram que o ferro absorvesse mais carbono que carvão e se transformasse em gusa, o qual sai do forno em estado líquido incandescente. é aproveitado para a manufatura de pigmentos, cimento, gás purificado e gás hidrogênico, bem como na fundição de várias ligas metálicas. A maior parte da produção mundial destina-se à indústria