o aço
O “aço” não designa um material em particular, designa antes um conjunto de materiais extraordinariamente diversificado (algumas centenas de ligas metálicas diferentes são designadas por “aço”), em termos de composição química, microestrutura, propriedades e, naturalmente, aplicabilidade. Em comum todos os diferentes materiais que designamos por “aço” têm o facto do seu principal constituinte ser o ferro, ou seja os aços são ligas metálicas à base de ferro.
2. O Aço
O Aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono, com percentagens entre 0,008 e 2,11% de carbono. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como o magnésio, o cromo, o vanádio e tungstênio. O carbono e outros elementos químicos agem com o agente de resistência, prevenindo o deslocamento em que um átomo de ferro numa estrutura cristalina passa para outro. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, por ser dúctil, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil. O aço pode ser classificado em:
- Quantidade de carbono em percentagem
- Composição química
- Quanto à constituição microestrutura
- Quanto à sua aplicação
A classificação mais comum é de acordo com a composição química, entre os sistemas de classificação química o SAE é o mais utilizado, e adota a notação ABXX, em que AB se refere a elementos de liga adicionados intencionalmente, e XX ao percentual em peso de carbono multiplicado por cem. Além dos componentes principais indicados, o aço incorpora outros elementos químicos, alguns prejudiciais, provenientes da sucata, do mineral ou do combustível empregue no processo de fabricação, como o enxofre e o fósforo. Outros são adicionados intencionalmente para