AS TEORIAS DE PIAGET
O tema do presente trabalho é “A TEORIA DE JEAN PIAGET” em que serão abordadas as ideias do teórico em relação à psicologia da educação, objetivando apresentar suas ideias referentes ao desenvolvimento humano e a aprendizagem. Este trabalho será dividido em quatro capítulos:
No primeiro capítulo será tratado sobre o Teórico e sua formação.
No segundo capítulo, serão levantados e identificados os princípios de sua teoria. Em seguida, no terceiro capítulo, serão identificados os principais estágios de pensamentos propostos pelo teórico.
Outrossim, no quarto capítulo será levantado um exemplos de como esta teoria poderá auxiliar no processo de ensino aprendizagem.
Contudo, o presente trabalho tem como objetivo principal, levantar a teoria elabora por Jean Piaget, conhecido como psicologia genética ou psicogenética, como ela serve de base para a aplicação em práticas pedagógicas. Como oportunidade acadêmica, sem dúvida, o presente trabalho será muito importante, já que para poder trabalhar de forma organizada e planejada, otimizando os recursos, é imprescindível informatizar de forma sábia os setores mais prioritários da Doutrina, tornando-se matéria obrigatória para todos os profissionais da Educação.
5
2. JEAN PIAGET
2.1 MINIBIOGRAFIA
Preliminarmente se faz necessário um breve relato a vida do teórico de suma importância ao processo de aprendizagem.
Jean William Fritz Piaget, suíço nasceu em 09 de agosto de 1986 em
Neuchâtel, formou-se em Biologia e Filosofia pela Universidade de Neuchâtel, onde em 1918 recebeu o título de Doutor em Ciências.
Em Zurich, estudou psicologia fez estágio em uma clinica psiquiátrica e, em 1923 assumiu a direção do Instituto de Jean-Jacques Rousseou, onde se dedicou em estudar a inteligência, trabalhou como psicólogo experimental e ao registrar o comportamento de criança brincando iniciou a construção de sua teoria sobre o desenvolvimento intelectual da criança.
Entretanto vale