PREFERENCIA DO EU
As emoções primárias aparecem no estágio dos reflexos
As emoções primárias aparecem no estágio dos reflexos
Piaget (2007) descreve como extraordinário o desenvolvimento mental do bebê, do nascimento até a aquisição da linguagem. Tal período é decisivo para todo o curso da evolução psíquica: é nele que o bebê conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo prático que cerca a criança. No inicio desse desenvolvimento, o recém-nascido traz tudo para seu corpo e ao final dele, inicia-se a linguagem e o pensamento, começando então a interação com o mundo exterior.
Piaget descreve o desenvolvimento sob dois pontos de vista: o da inteligência e o da vida afetiva em formação. No ponto de vista da inteligência, Piaget distingue três estágios: o dos reflexos, o da organização das percepções e hábitos e o da inteligência senso-motora propriamente dita.
Reflexos: as coordenações sensoriais e motoras predominam no recém-nascido. Não há passividade motora como muitos acreditam, mas sim uma assimilação senso-motora precoce.
Organização das percepções e hábitos: os exercícios iniciais, como sugar o seio e depois o sugar indiscriminado, por exemplo, vão se tornar mais complexos por integração nos hábitos e percepções organizados, constituindo o ponto de partida de novas condutas, adquiridas com a ajuda da experiência.
Inteligência prática ou senso-motora: a inteligência surge bem antes da linguagem, mas é uma inteligência totalmente prática, que se refere à manipulação de objetos e que só utiliza percepções e movimentos.
Piaget diz que existem dois fatores construtores de atos de inteligência: “Primeiramente, as condutas precedentes se multiplicam e se diferenciam cada vez mais, até alcançar uma maleabilidade suficiente para registrar os resultados da experiência. É assim que nas “reações circulares” o bebê não se contenta mais apenas em reproduzir os movimentos e gestos que conduziram