Trabalho completo Mudanças educacionais
Escola Nova
Escola nova veio para substituir o que era considerado "tradicional". Seus defensores lutavam por diferenciar as praticas pedagógicas anteriores. A escola renovada na década de 1920 pretendia a incorporação de toda população infantil.
John Dewey, um filósofo norte americano, influenciou a elite brasileira com o movimento escola nova. Foi um movimento de renovação do ensino, desenvolveu no Brasil transformações econômicas, políticas e sociais.
Acredita-se que a educação é o exclusivo elemento para a construção de uma sociedade democrática que leva em consideração as diversidades e a individualidade do sujeito. Alguns educadores acham que a educação escolarizada deve ser aplicada somente no aluno que está integrado à democracia, tornando o cidadão atuante e democrático.
Para John Dewey a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas deve ser a vida. Assim a escola tem como objetivo de fazer uma reconstrução de aprendizagem dentro de sua vida, pois a educação é como uma direção da vida e aprendizagem, ou seja, a educação teria uma função democratizadora.
.Reformas Educacionais
No final dos anos 70 e na década 80, do século XX, perante a luta pela redemocratização do país, intensificou-se um movimento crítico reivindicando grandes mudanças no sistema educacional, com muitas discussões para o movimento dos educadores, com a criação de vá- rias entidades representativas, dentre elas, o Comitê Pró-Formação do Educador, em 1983, e a ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), em 1990, que visavam, de maneira geral, à melhoria na formação dos profissionais da educação.
Arelaro (2000, p. 95) destaca a importância de fazer uma referência à década de 1980, pois, “[...] os economistas brasileiros costumam considerar a década de 1980 como a década perdida, e para nós, da educação, foi uma década extremamente rica em termos de realizações educacionais e de disputa política pela redemocratização da sociedade brasileira.” A