Acos
Aços estruturais são todos os aços que, devido à sua resistência, ductibilidade, e outras propriedades, são adequados para uso em elementos que suportam cargas. De modo geral, significa aço conformado na forma de perfis, cantoneiras ou chapas, produzido sob certas especificações, envolvendo requisitos químicos e propriedades mecânicas e que se prestam à construção de pontes, edifícios, tanques de estocagem, navios e outras estruturas.
Em construção civil, o interesse maior recai sobre os chamados aços estruturais de média e alta resistência mecânica, termo designativo de todos os aços que, devido à sua resistência, ductilidade e outras propriedades, são adequados para a utilização em elementos da construção sujeitos a carregamento.
Os principais requisitos para os aços destinados à aplicação estrutural são: elevada tensão de escoamento, elevada tenacidade, boa soldabilidade, homogeneidade microestrutural, susceptibilidade de corte por chama sem endurecimento e boa trabalhabilidade em operações tais como corte furação e dobra, sem que se originem fissuras ou outros defeitos.
Dispõe-se, no mercado, na forma de chapas, perfis laminados, tubos e barras, de um grande número de aços estruturais.
Os aços estruturais podem ser classificados em três grupos principais, conforme a tensão de escoamento mínima especificada logo abaixo:
Tipo Limite de escoamento mínimo (MPa)
Aço carbono de média resistência 195 a 259
Aço de alta resistência e baixa liga 290 a 345
Aços ligados tratados termicamente 630 a 700
Existem diversas normas nacionais e adventícias que especificam os aços usados no
Brasil; as siderúrgicas criaram, para alguns aços, denominações comerciais próprias. Para facilitar a escolha do aço mais adequado a cada utilização.
Na tabela , a seguir, um resumo dos principais aços estruturais, características e resistências fazendo referência à denominação da ASTM. Tabela : Principais aços estruturais, suas características e resistências.