Mineral (oxidos)
O presente trabalho surge no âmbito da disciplina de geologia pretende-se com este trabalho avaliar o nível de conhecimentos dos estudantes adquiridos ao longo das aulas, concretamente no diz respeito ao estudo dos minerais onde descamaremos a definição do mineral, neste trabalho o grupo cingir-se-á no estudo dos minerais óxidos definindo-os, descrevendo as sua propriedades físicas, sua ocorrência e sua aplicação.
2. Objectivos
Geral * Definir o mineral (óxidos) 2.1 Específicos * Descrever as propriedades físicas e químicas dos minerais * Identificar as áreas de ocorrência dos óxidos * Mencionar as aplicações dos óxidos.
3. Metodologia
Para a elaboração deste trabalho o grupo recorreu ao material digital fornecido pelo docente da disciplina no correio electrónico da turma, manual de geologia e alguns artigos electrónicos baixados da internet.
Com o material enviado com o docente o grupo explorou a definição dos minerais suas propriedades físicas, artigos baixados da internet forneceram-nos o conhecimento da existência dos outros óxidos que existem na natureza e que não constam da matéria fornecido pelo docente.
4. Mineral: sua definição, características físicas e sua ocorrência Mineral é um sólido homogéneo de ocorrência natural, com propriedades físicas e composição química bem definida, ou variando de dentro de certos limites, um arranjo atómico altamente ordenado e geralmente formado por processos inorgânico 5.1 Óxidos: são um grupo de minerais tendem a ser duros, densos e refractários, ocorrem como minerais primários acessórios de vários tipos de rochas ou como grãos resistentes em sedimentos. Os óxidos têm como união anião oxigénio. Este encontra-se unido a um ou vários catiões, dando origem aos óxidos simples e óxidos duplos.
Segundo PERONI Rodrigo (2003); os principais minerais óxidos são: Zincita, Hematita, Ilmenita, Rutilo, Pirolusita,