Monografia Mineralogia
Introdução
O presente trabalho surge no âmbito da cadeira de mineralogia e tem como objectivo o conhecimento e análise do grupo dos minerais Óxidos. Pretende-se ao longo do relatório descrever as propriedades físicas e químicas dos minerais Óxidos, bem como identificar as respectivas áreas de ocorrência e mencionar as suas aplicações e utilidade.
Para uma melhor observação e identificação dos minerais Óxidos demos um exemplo de 5 minerais óxidos, o Cromite, a Goethite, a Magnetite, a Hematite e a Cassiterite.
Análise e definições de Minerais Óxidos
Mineral é um sólido homogéneo de ocorrência natural, com propriedades físicas e composição química bem definida, ou variando de dentro de certos limites, um arranjo atómico altamente ordenado e geralmente formado por processos inorgânico
Os óxidos resultam da combinação do oxigénio com metais e metalóides, já os hidróxidos são definidos pela presença do hidroxilo como elemento essencial e podem ser subdivididos de acordo com a relação do oxigénio com os catiões. Dessa forma podem ser classificados em óxidos simples, óxidos múltiplos, óxidos contendo hidroxilo e hidróxidos, etc. Esta classe de minerais que corresponde a quase 4% do volume da crosta terrestre, constitui as principais jazidas de minério de ferro (hematita, magnetita e goethita) de cromo (cromita); manganês (pirolusita, manganita, criptomelana e psilomelano), de estanho (cassiterita), de alumínio (bauxita) e de titânio (anatásio, ilmenita e rutilo).
Definição de Óxido:
Óxidos são um grupo de minerais tendem a ser duros, densos e refractários, ocorrem como minerais primários acessórios de vários tipos de rochas ou como grãos resistentes em sedimentos. Os óxidos têm como união anião oxigénio. Este encontra-se unido a um ou vários catiões, dando origem aos óxidos simples e óxidos duplos.
Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigénio com outro elemento em que o