genese
Campus Itapina
CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA
Gênese e Morfologia do Solo
Valéria Pancieri Sallin
MINERAIS SECUNDÁRIOS
Colatina
2015
1. Os Minerais Secundários
Os minerais secundários são formados sob condições de baixa temperatura, pela alteração e intemperização dos minerais primários. São minerais de tamanho menor e mais ajustados às novas condições de equilíbrio. Constituem a fração mais fina do solo (argila) e são encontrados sob a forma de argilominerais e óxidos de Fe e Al, ou seja, os minerais secundários são minerais de argila silicatados formados pela justaposição ou condensação de dois tipos de lâminas.
Os minerais secundários mais frequentes no solo são: minerais de argila (silicatos de alumínio no estado cristalino), silicatos não cristalinos; óxidos e hidróxidos de alumínio e ferro e carbonatos de cálcio e de magnésio.
2. Importância dos minerais secundários
Por ser a camada mais fina do solo, os minerais secundários tem são grandes protagonistas e responsáveis por:
Propriedades de contratação e expansão
Retenção de cátions e ânions
Grau de evolução dos solos
Cargas elétricas
Propriedades físicas do solo (textura, estrutura, permeabilidade, e consistência...)
3. Óxidos
São os minerais com ânion O²- e constituem importante fonte de bens minerais metálicos, tais como os óxidos de ferro (Hematita, Goethita e Magnetita), e óxidos de Alumínios (Gibsita e Espinélio).
Hematita é o óxido que origina a coloração vermelha aos solos mesmo em baixas concentrações, se formam normalmente em posições mais elevadas na paisagem, em solos derivados de rochas ricas em minerais ferro-magnesiano e em regiões quentes. Já a Goethita é responsável pelas cores amarelas e amarelo-laranja e a Maghenetita compõe a cor vermelho escura ou anegrada.
Os óxidos de Fe melhoram a estrutura dos solos formando agregados pequenos e extremamente estáveis que favorecem a infiltração de água, muito comum em latossolos e devido sua